acupuntura2

Acupuntura no ambiente corporativo

As empresas travam uma grande batalha interna em todos os níveis da organização para diminuir os índices de absenteísmo.  O absenteísmo por definição se refere ao número de horas de trabalho desperdiçadas, seja por faltas, saídas ou atrasos, justificados ou não. Muitos dos casos de absenteísmo estão ligados a causas médicas (LER, tendinites, bursite, lombalgias) e psicológicas (ansiedade, depressão, desmotivação).

O profissional pode até tentar trabalhar adoentado, mas chegará o momento em que seu corpo pedirá socorro e isso pode comprometer tanto a integridade dele, como dos demais colegas de trabalho. Além, é claro, de afetar o dia a dia da companhia. A terapia com acupuntura pode ser uma excelente opção de tratamento nesses casos.

LER

A LER é considerada um mal resultante da sociedade urbana moderna, em outras palavras uma doença da atualidade. Dá-se o nome de LER ao conjunto de doenças causadas por esforço repetitivo, conhecida também como lesão por trauma acumulativo.

Concluiu-se, com base em estudos realizados e ampla bibliografia que a atuação da acupuntura no tratamento de LER tem se apresentado tão eficiente em dores quanto as terapias convencionais, principalmente se tratando de dores de origem muscular. A maioria dos pacientes respondem satisfatoriamente – níveis de resistência podem ser notados em poucos casos.

A Acupuntura apresenta uma enorme vantagem, pois é possível tratar inúmeras doenças e aliviar muitas dores e deve ser enfatizado que também é um tratamento preventivo, ou seja, pode ser aplicada em um indivíduo sadio, para estimular seu sistema imunológico, suas energias, permitindo assim prolongar seus períodos de bem-estar e de saúde.

Dores nas costas (lombalgias)

Pesquisas epidemiológicas apontam que cerca de 65 a 90% dos adultos sofrerão um episódio de lombalgia aguda ao longo da vida. Um estudo conduzido pela Dra. Tatiana Molinas Hasegawa (com orientação do Prof. Dr. Jamil Natour, professor de reumatologia da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo) buscou avaliar a efetividade da acupuntura no tratamento desse perfil de paciente.

Oitenta pacientes foram convidados a participar desse estudo clínico controlado. Os pacientes foram alocados aleatoriamente em grupo intervenção (GI) e grupo placebo (GP) e ambos foram submetidos a cinco sessões de acupuntura. Os grupos eram homogêneos quanto à idade, escolaridade, raça e função laboral (trabalhadores braçais e não-braçais). O GI foi submetido à acupuntura verdadeira e o GP à falsa acupuntura não-penetrante.

O estudo, publicado pela revista inglesa Acupuncture in Medicine da British Medical Journal (BMJ), conseguiu comprovar, com respaldo científico, que a acupuntura demonstrou melhora significativa para os principais desfechos estudados: diminuiu dor e consumo de antiinflamatórios, além de melhorar a função e qualidade de vida podendo se tornar uma opção terapêutica importante no tratamento das lombalgias agudas.

Empresas conscientes desses problemas que afastam o funcionário do trabalho estimulam seus colaboradores a praticarem exercícios laborais, que a princípio podem ser conduzidos por educadores especializados. Outras empresas vão além e procuram alternativas diversas para melhor a qualidade de vida do funcionário, como o estímulo a tratamentos com acupuntura.

*Fonte: estudo “Atuação da Acupuntura para o tratamento de L.E.R./D.O.R.T. no ombro”, autores Andrea Emiko Tavares Minori  e Dayana Priscila Maia Mejia