acupuntura em campinas dr leo

Há aproximadamente quatro décadas a Medicina Chinesa vem se popularizando no Ocidente, inclusive através da Mídia. Isto se deve, em grande parte, à visita dos governantes norte-americanos à China, na década de 70. Contam que um membro da delegação sentiu fortes dores lombares, que não cessavam com os analgésicos comuns. Foi então levado a um hospital de Pequim, a capital daquele país, e tratado com agulhas de acupuntura. A melhora foi tão impressionante que despertou o interesse dos EUA para a nova especialidade médica. Estava dado o pontapé inicial para a difusão da Medicina Tradicional Chinesa no mundo.

Desta época até os dias atuais, o interesse da população vem crescendo, pois milhares de pessoas já sentiram o benefício desse tipo de tratamento e divulgam seus resultados positivos.

No Brasil só mais recentemente, a partir da década de 80, houve interesse da classe médica em estudar os fundamentos da Medicina Chinesa com um maior rigor científico. O interesse da ciência ajudou a diminuir a aura de misticismo que cerca as técnicas orientais de uma maneira geral. Assim mesmo, a maior parte dos médicos desconhece o assunto. Atualmente já é reconhecida como especialidade médica pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Federal de Medicina.

A acupuntura é uma técnica de origem chinesa. Achados arqueológicos datam de mais de cinco mil anos. De início, era praticada com auxílio de objetos contundentes, como lascas de madeira e de pedras. A utilização de metais só foi introduzida no século VII a.C..

53087352-146b-452c-8f2d-f3c121f1d53e
drleo acupuntura amparo

De lá para cá, muita coisa mudou. Hoje ela é praticada por médicos especialistas, que se utilizam de finas agulhas descartáveis, especialmente projetadas para esta terapia. Em geral estas agulhas são importadas, provenientes da China, Coréia ou Japão. Graças a estas agulhas, a acupuntura pode ser feita praticamente sem dor.

A acupuntura e a Medicina Tradicional Chinesa têm tratamento para todos os tipos de males. Os melhores resultados são obtidos para tratar as dores crônicas, como as dores de cabeça e enxaquecas, as dores nas costas, braços e pernas. Como nos dias de hoje está na moda manter-se saudável, os médicos acupunturistas têm sido procurados para aliviar a ansiedade e a depressão, bem como para emagrecer e para se livrar dos vícios, como o cigarro.

Muitos conhecem a acupuntura como as agulhas que desaparecem com todas as dores. Mas, afinal, como é o tratamento? Através de inserções com a agulha de acupuntura é possível alcançar e estimular terminações nervosas existentes na pele e principalmente nos músculos.

Durante essas inserções, quando feitas pelo médico especializado, é gerada uma mensagem que atinge o nosso sistema nervoso central, que, então, provoca a liberação de uma série de substâncias químicas proporcionando ao paciente efeitos importantes, como: analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular, além da ação moduladora sobre as nossas emoções. O que garante uma grande melhora em nossa saúde!

Além de tudo, existe uma grande vantagem no tratamento pela acupuntura – não há os efeitos colaterais que estamos acostumados a sentir com nossos medicamentos. Pode-se tratar a dor na coluna sem estragar o estômago, por exemplo. Dizemos que a acupuntura veio ao Brasil para ficar porque confiamos nos seus resultados. Para muitos pacientes tratados, ela passou a ser um tratamento insubstituível, devido ao bem-estar geral que promove.

Dr. Léo Meira Monteiro é médico acupunturista, especialista em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura pela A.M.B. (Associação Médica Brasileira).